30 de dez. de 2011

O que não conseguimos explicar, devemos aceitar...



Em jeito de balanço: Hoje é o penúltimo dia de 2011. 
Parece estranho mas agora que se pensa em 2012 tomo consciência como foi rápido este ano. Talvez seja da idade, quando era criança sentia que nunca mais chegava o dia do meu próximo aniversário.
2012 ainda não entrou e já está malfadado, por isso quer ter fé nele. Um ano é aquilo que fizermos dele! para os chineses este é o ano do dragão, um excelente ano. Depende sempre da perspectiva e quer esforçar-me para que o meu olhar sobre as coisas seja o mais positivo possível.
Mas voltando a 2011, faço a pergunta a mim mesma: o que mais me marcou neste ano?
Para além da crise, do corte no ordenado e do subsídio, para além de tudo isto houve vida em mim.
Foi o ano em que li menos, fui menos ao cinema, ao teatro e à ópera. Bom, viajei e foi o ano em que mais fiz pelos outros, mesmo que esses outros fossem maioritariamente de 4 patas.
Foi o ano em que me compenetrei que há coisas que acabaram e que, independentemente da nossa vontade, não retornam. Que nos afectos às vezes nos confundimos, lá diz o ditado sábio "o amor é cego"...
Em 2011 cometi alguns erros, também tive mau feitio, por vezes, mas acima de tudo sei que vivi maioritariamente com o coração. Sim, sei que sou demasiado intensa, mas se o sou para o mal também os ou para o bem.
Estranhamente foi o ano em que mais pessoas saíram da minha vida sem que o tivesse compreendido. E por não saber o porquê, tendo a consciência tranquila - sim sou das que têm consciência  - , resolvi aceitar.
Como se diz por aí "há quem não acredite mas eu adoro toda a gente: Algumas pessoas ADORO ter perto de mim; outras ADORO evitá-las; algumas ADORO quando estão longe e há aquelas que ADORAVA não ter conhecido".
Foi, assim, um ano de contrastes, muitas consolidações e algumas rejeições; como diz um amigo "foi o ano de separar o trigo do joio". 2011 foi ainda o ano de me consciencializar que sou diferente de muita gente , porém,  felizmente, igual a muitos outros...
A título de exemplo destaco, em termos de filmes, do que vi,  "Mentiras entre amigos"; da música, Rodrigo Leão e da leitura "A queda dos gigantes de Ken Follet.
Mas mesmo assim não resisto a partilhar Concerto de Aranguez.
Muita inspiração para a construção de 2012!
A Pedra:
O distraído tropeçou nela
O violento a utilizou como projéctil
o empreendedor a usou para construir
o camponês, cansado, transformo-a numa cadeira e se sentou
Para as crianças, foi um brinquedo
David a utilizou para matar Golias
E Miguel Ângelo a transformou na mais bela das esculturas.
A diferença    não está na pedra, e sim no homem.
António Pereira (Apon)

8 comentários:

João Roque disse...

Um blog muito interessante que passo a seguir com prazer.
Excelente música de despedida deste ano.
Um Bom 2012.
Beijinho.

Rafeiro Perfumado disse...

E sempre a mesma pedra? Queria ver o David colocar na funda a pedra que Miguel Ângelo usou para esculpir o David... ;)

Beijoca!

Graça Sampaio disse...

Que belo balanço de 2011! Muito completo! E que bela música!

Bom Ano!

Maria Soares disse...

Pinguim,
Obrigada pela visita.
Beijo

Maria Soares disse...

Pois é Rafeiro.
era um bico de obra...
Bjoca e bom ano!

Maria Soares disse...

Obrigada Carol!

João Roque disse...

Marota!!!
Eu devia ter adivinhado; havia pistas - o primeiro e último nomes, os animais...
Fico muito satisfeito.

Maria Soares disse...

Olá Pinguim,
Vamos ver como vai correr...
Este é um começar de novo sem qualquer ligação ao anterior blogue.
Bjocas