8 de jan. de 2012

(in)dignidade!

dignidade
(latim dignitas, -atis)
s. f.

1. Qualidade de digno.
2. Modo digno de proceder.

3. Procedimento que atrai o respeito dos outros.

4. Brio; gravidade.
5. Cargo ou título de alta graduação.
6. Honraria.
7. [Antigo]  Dignitário.
In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Muito poderia escrever sobre a dignidade, porém,  hoje vou limitar-me a contar-vos algo que assisti. Primeiro fiquei em choque e depois pensei: eis o pior da crise "a perda da dignidade humana".
Não que não saiba, há muito, que a mendicidade tem aumentado em número assustador; ou que a crise levaria ao aumento da miséria, entre outras coisas mais...
Ao pé da minha casa já tinha visto mendigos  a pedir, sempre romenos. Aos idosos que ficam em casa sem comer e que têm vergonha de pedir, já tinha ajudado, o que não vem aqui ao caso. Mas o que vi hoje, aqui perto da minha casa é que foi inédito.
Ia eu ao café quando vejo um senhor a apanhar a comida que alguém tinha deixado na rua para os gatos. Foi demasiado chocante para mim. Não consegui reagir, mas o senhor lá continuou a apanhar os restos de esparguete e a colocar num saco.
Não consigo deixar de pensar no assunto por muitos motivos. Primeiro porque quero tentar ajudar ou minimizar esta situação, depois porque me apercebi que 2012 mal entrou e o pior já se acentua. 
Tenho medo, medo porque sei que não poderei ajudar todos os que se cruzam comigo, medo que os casos sejam tantos que me torne indiferente.
A perda da dignidade humana é  uma outra faceta da crise, tão assustadora como tudo o resto.
Lembrei-me do livro de Primo Levy: É isto um homem?
Fiquei com raiva dos governantes, da globalização, da humanidade!

3 comentários:

João Roque disse...

Não há palavras!!!!

greentea disse...

ESTOU NA gUARDA. COM MUITO FRIO...
ONTEM DEIXEI UMA MENSAGEM MAS NÃO ENTROU E NÃO TIVE TEMPO PARA REESCREVER.
oS ANIMAIS SÃO O MELHOR QUE HÁ - TIVE 5 EM CASA NA PASSADA SEMANA E FORAM UNS AMORES . uM VAI SER ADOPTADO : FOI ABANDONADO NA NOITE DE NATAL , ATIRADO PARA O TELHADO DO ABRIGO . É PRECISO TER CORAGEM, MAS TALVEZ FOSSE A SORTE DELE !!
BEIJINHOS E UM BOM ANO.

salvoconduto disse...

E não é caso para menos. Se a isso juntarmos situações como a de Eduardo Catroga, reformado, que apontava o dedo nas tvs, e que vai passar a ganhar 639 mil euros por ano na EDP ficamos esclarecidos quanto ao rumo que o país leva e quanto aos milhares que cairão igualmente na indigência.