28 de fev. de 2012

Amizade - construir muros em vez de pontes



São tantos os textos sobre a amizade que me parece não ter nada de novo para escrever. Aliás, ultimamente acontece-me isso com qualquer tema, talvez por isso escreva cada vez menos.
A amizade, tal como o amor, é um sentimento essencial na vida de cada ser vivo; seres sem amigos são certamente mais pobres e infelizes. Falo aqui de uma amizade verdadeira, aquela que se constrói no dia a dia, seja em criança ou em adultos; implicando discussões, alegrias, sorrisos, amuos, cumplicidades e todas as coisas possíveis e imaginárias que compõem a amizade.
Claro que todos temos histórias de amigos reais que, por díspares motivos, podem ter conduzido a um desfecho mais triste com o fim da amizade, mas estes casos nada têm a ver com a expressão, quase tão popular como o amigar, vulgarmente denominada “desamigar”.
A amizade para mim é deveras preciosa. Tenho vários amigos – reais – alguns muito especiais, tão especiais que complementam a família. Sem querer citar ninguém, nem tão pouco plagiar, a verdade é que a amizade é para mim uma muleta indispensável ao meu equilíbrio, sem os meus amigos a minha vida seria mais pobre.

Demorei muito a aderir ao facebook, não havia chamamento para tão artificial forma de ter amigos e, por outro lado, irritava-me que me pressionassem e me achassem "ave rara" por não ter conta no FB.
Por questões de trabalho tive que criar uma página de FB. Aos poucos os meus amigos foram tornando-se amigos do projecto, comentando e enviando mensagens como se a página fosse minha e eu a única a administrá-la. Perante a ameaça de ver comentários pessoais misturados com trabalho, lá abri uma página pessoal na mais famosa rede social. E porque não há fome que não dê em fartura, como diz o sábio povo, o projecto de doutoramento que também incluía a visão do tema através das redes sociais lá me induziu a criar uma outra página, mais aberta e específica. E, de repente vejo-me a braços com várias páginas…
Tenho que reconhecer que o FB é viciante mas não preenche. No meu caso é quase por rotina que faço “gosto” ou “partilha”.
Tenho saudades de estar com os meus amigos, embora sempre que possa procure arranjar forma de estarmos juntos, ou melhor, procuramos, (mesmo que esta vida atribulada tal dificulte).
Acho a amizade e a compreensão entre as pessoas tão importante que tenho pena quando, quer por orgulho, ciúmes, desequilíbrios ou outros quaisquer motivos, se  arranjam forma de derrubar amizades em vez de as construir. Lamento mesmo! Sobretudo quando essas pessoas conseguem ter tantos amigos virtuais. Será sinal de solidão?
Se temos o dom da palavra, se somos inteligentes, então porque construímos muros em vez de pontes?

6 comentários:

João Roque disse...

Penso como tu em relação à Amizade - é tão ou mais importante que o Amor.
Já quanto ao FB, ponho as minhas reticências; tenho lá uma conta que uso quase residualmente para pôr os meus posts do blog e saber os aniversários.
Quando por lá passo dou uma vista de olhos e realmente há pessoas que passam ali a vida e a contam, quase minuto a minuto...
E outra razão de queixa tenho: já perdi excelentes blogs pois os seus autores se "passaram" para o FB de armas e bagagens...

Maria Soares disse...

Olá João,
Se não fosse pelas associações de animais já tinha fechado o FB.
Mas ando a ver se retomo a blogoesfera que, como dizes, já foi bem mais rica, antes do FB.

Rogério G.V. Pereira disse...

Não sou facebookiano
vou lá de vez em quando
ou por engano...

Quanto à amizade... te digo
o falar de um amigo:

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre...
Vinícius de Moraes

Anônimo disse...

Partilho totalmente o seu conceito de amizade.
Quanto ao FB quase fui obrigado pr uma amiga a abrir uma conta, mas raras vezes lá vou. Passam-se mesmo semanas. Não creio que seja a melhor forma de fazer amigos, penso que isso é mais fiável na blogosfera

zeparafuso disse...

A errar se vai aprendendo. Pena que algumas pessoas não aprendam com os seus erros. Obrigado pela visita.

Rafeiro Perfumado disse...

Primeiro, juro que não sou um robot. Segundo, o FB, tal como as outras redes sociais, é excelente se utilizada para complementar a amizade, não para servir de base à mesma. Beijoca!