19 de dez. de 2011

O Baile da pinha

O baile da pinha mais não era que um jogo dançante que ocorria na altura da Páscoa. A "pinha" consistia num engenho em forma de pinha do qual saiam várias fitas que iam sendo retiradas pelos diversos pares, mas apenas só um poderia abrir a "pinha".
Cada fita era leiloada tendo como objectivo angariar o máximo de dinheiro para a associação de festas.
Pelos meus lados já toda a gente sabia qual a cor que abria a dita pinha e eram os mais endinheirados que a compravam para mais tarde se exibiriam, já que o par vencedor seria coroado como "Reis do Baile da Pinha" com direito a vestido de noite, coroa e faixa.
Imagem daqui
De realçar que da pinha saía uma pomba branca bastante assustada pelo barulho, confusão, luzes e calor. Pobre pomba!
Nunca tive ritmo para  a música e consequentemente sempre fui um pé de chumbo. Para  além do mais era gorda e nada "produzida" a vestir. Tudo junto fazia com que ninguém me quisesse convidar para dançar na respectiva dança de abertura da pinha.
Porém, eis que um dia  um amigo do meu irmão, morador de uma aldeia vizinha, resolve comprar a fita mais barata da pinha, aquela que ninguém queria: "a preta".
Não sei se por ter ficado lá em casa ou se por ser amigo do meu irmão a verdade é que o rapaz me convidou para dançar. Meio desajeitada pela falta de habilidades dançantes e pela altura do vistoso rapaz, a dança foi um desastre com as velhas que assistiam a gozar com o par desajeitado.
Mas a minha noite com direito a dança da pinha não ficou por aqui. Na altura do chamado "slow", eis que o rapaz resolveu apertar-me um pouco mais, o meu irmão meio chateado -  não sei se em defesa da honra da irmã, se por já estar com muitas minis em cima, ou por não ter dama para dançar (sim isto da falta de jeito para a dança é de família) - resolve dar uma surra no rapaz (que nem me lembro do nome) que por sinal nunca mais por lá pareceu.
E foi assim que me estreei no baile da pinha lá da minha aldeia.
Escusado será dizer que foi a vez primeira e única...



2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Aprendi a dançar no Colégio interna onde estive 5 anos!
Dançávamos umas com as outras e foi assim que me tornei exímia dançarina1
Não conheço mo baile da pinha e há muito que não danço! :-((

Maria Soares disse...

Rosa dos Ventos
Não sei dançar mas aprecio quem dança bem.
:)